Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Caracterização
  Carvalhal

É uma freguesia com 1175 habitantes, distribuídos por uma área de 17.42 km2. É constituída pelas localidades de Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.
Freguesia de criação recente, o mesmo não se poderá dizer dos lugares que a constituem, já que alguns deles são de fundação anterior à Nacionalidade.

É o caso de Carril Cimeiro e Carril Fundeiro, cujo topónimo, segundo o “Dicionário Toponímico e Etimológico de Abrantes” é referido num documento de 15 de Julho de 1191 - doação a Pedro Ferreira da herdade de Ordiais, confinante com o termo de Tomar: “er contra orientem per carril de Souto.” Também num outro documento datado de 29 de Abril de 1746 do “Livro de Escrituras de Foros da Câmara Municipal”, vem citado o Carril Fundeiro. Tanto este como o “Cimeiro” constam das “Memórias Paroquiais”. O vocábulo “carril”, muito vulgar no norte e centro, está seguramente ligado à toponímia viária, ideia de viação moderna.

Topónimo igualmente antigo é Matagosa, citado por C. Costa e pelas “Memórias Paroquiais”, numa zona de encanto recheada de história e de lendas mirabolantes (basta lembrar os fabulosos rochedos das Bufareiras e Rabadão, a “bicha pintada” e o Penedo Furado). No vértice geodésico de Matagosa, que também é conhecido por Pico do Castelo (topónimo castrejo ou castelejo), ainda existia há pouco tempo — antes da construção do monumento que lá se vê — um pequeno terraço que teria sido posto de atalaia, a dominar a paisagem em redor, nomeadamente as passagens através do profundo vale da Ribeira de Codes. O topónimo Matagosinha é uma designação diminutiva por estreita ligação com a anterior.

A Matagosa é uma povoação com cerca de trezentos anos de existência, fundada por dois moradores, que aforando terrenos à Ordem de Malta, deram origem à casa Gaspar, possuidora de três quartos do casal, e à casa Machuco, possuidora de um quarto. Localizada na margem esquerda da ribeira de Codes, Matagosa margina o lago de sete quilómetros de inundação da Barragem de Castelo de Bode.

A albufeira tem uma capacidade útil de expoente 900x106 m3 e 3500 hectares de superfície, permitindo não só a produção de energia eléctrica como também o abastecimento de água, inclusivé à cidade de Lisboa. Envolta por pinhais, é local ideal para os prazeres estivais do sol, da água e dos desportos náuticos - o remo, a vela, o windsurf, ou então as tentações da pesca desportiva. Aqui, a fauna aquática é constituída fundamentalmente por caprinídeos (boga e barbo) e as mais abundantes achigã e perca-sol, espécies exóticas introduzidas nas águas nacionais para a pesca desportiva. É este, aliás, o tipo de pesca mais importante, fomentado pelos diversos clubes de pesca da região.

A sede da freguesia, a povoação do Carvalhal, tem origem em dois diminutos casais que outrora eram designados por Carvalhal de Cima e Carvalhal de Baixo. É de crer que os dois casais ficassem distanciados um do outro, mas com o decorrer dos anos fecundaram de tal modo que os limites passaram a confundir-se.

Embora o topónimo Carvalhal sugira a existência de vegetação arbórea característica da flora climace, apenas existem alguns exemplares do carvalho cerquinho. No sub-bosque do pinhal bravo observam-se com frequência o tojo e a urze.

Fonte: Anafre  —  0000-00-00 Topo da página
Todos os artigos de Caracterização
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'