Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Caracterização
  Santiago de Montalegre

A freguesia de Santiago de Montalegre foi criada em 1 de Março de 1928. Sendo povoação muito antiga, desconhece-se, no entanto, a data da sua fundação. Já aparece referenciada no Numeramento de 1527, com 76 moradores, e é mencionada na carta do termo do concelho de Sardoal, de 16 de Agosto de 1532.

A presença humana em terras de Santiago remonta à época neolítica.

Nos anos 40 deste século, durante as obras de construção de um campo de futebol, surgiram vários utensílios cerâmicos, com vestígios de terem sido fabricados localmente, e alguns machados de pedra polida. Perto deste importante ponto arqueológico, as ruínas da antiquíssima Capela de S. Domingos.

Restos daquilo que se pensa ser uma calçada romana têm surgido na freguesia, mas o facto em questão carece ainda de um estudo mais aprofundado.

Santiago de Montalegre, mereceu do Dr. Giraldo Costa, no seu esboço corográfico do Sardoal, em 1882, uma referência curiosa, que particularmente se transcreve: “Ainda hoje Santiago de Montalegre faz bodo em festividade do Espírito Santo, menos aparatoso, porém na capela de S. Tiago, pertencente a um grupo de povoações denominadas os Mógãos e componentes da freguesia”. Aluia, o excelente escritor, aos bodos que era frequente dar aos pobres, geralmente constituídos por géneros alimentares, no tempo de D. João III.

Do património desta freguesia, refira-se a antiga e a nova igreja paroquial. Consagrada a S. Tiago, foi erigida no alto da Serra do mesmo nome, ao longo do século XIX.

Foi substituída em 16 de Setembro de 1934 pela actual igreja, edificada em Montalegre, a sede de freguesia. Passou a antiga matriz a servir de capela do cemitério, do qual se encontra muito perto.

Na área da freguesia, encontram-se ainda, dignos de realce, uma ponte romana e um cristo-rei. Além do lugar deste nome e do de Penedo Furado, ganha destaque a praia fluvial.

Entre os ilustres de Santiago de Montalegre, deve ser referido o Dr. Anacleto Fernandes Agudo, que nasceu a 4 de Junho de 1877 no lugar de Mógão Fundeiro e se notabilizou como professor e publicista. Fez o curso de Teologia no Seminário de Portalegre e o curso superior de Letras de Lisboa. Leccionou em vários estabelecimentos de ensino e foi vogal do Concelho Superior de Instrução Pública. Publicou inúmeras obras em vários domínios.

A agricultura é a principal actividade da população de Santiago de Montalegre. Devido à sua situação geográfica, foi sempre fácil, para o povo, a prática dessa actividade. Sem grandes acidentes do terreno mais fácil se tornou. A indústria tem vindo a ganhar terreno nos últimos anos.

Fonte: Anafre  —  2002-06-08 Topo da página
Todos os artigos de Caracterização
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'