Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  Festarolas

Tenho vindo a observar de algum tempo para cá, os cartazes que anunciam as “festarolas” que vão acontecendo um pouco por cada “terra” do interior do país e tenho notado um denominador comum em todas elas. A descida da qualidade de entretenimento e de animação.

A solução para as festas de agora são, comes e bebes e um “conjunto” a tocar que a malta amanha-se por lá. Ponham lá uma bica de cerveja a correr e uns frangos a assar e a coisa dá. Privilegia-se assim o lucro em detrimento da animação e cobre-se tudo isto com um manto diáfano de querer fazer alguma coisa para a “terra”.

À algum tempo atrás faziam-se festas com verdadeira animação para o Povo. Convidava-se artistas que estivessem na “berra” ou nos Top’s e aquele fim-de-semana de festa demarcava-se dos restantes 365 dias do ano por ser realmente diferente e de trazer mais pessoas à aquela localidade. As pessoas e as famílias tinham mais gosto em ir mesmo que não fosse na sua própria terra e implica-se meter toda a “famelga” na carrinha a caminho da festa. Só por si criava-se um ambiente diferente mais agradável, familiar e salutar. Não sou saudosista e sei que os tempos e as pessoas mudam, mas podemos mudar para melhor.

As ditas coisas que se fazem para a terra, são sempre recintos de festas que não tem ponta por onde se lhe pegue e onde é desagradável lá estar porque na maioria dos casos não existe condições nenhumas. Raros são aqueles que se aproveitam. Muitas das vezes o conjunto não cabe no palco! Servem só apenas para o dia da festa anual ou para fazer mais alguma festa que inclua comezainas e... desde que esteja bom tempo.

Que exemplo pode ser este para a geração vindoura de querer fazer alguma coisa à custa da exploração de um bar ou dos petiscos. Onde não se premeia a criatividade nem o verdadeiro trabalho da comunidade para se fazer algo de diferente para todos.

Enfim, avançamos a todo vapor de marcha atrás.

MF  —  2002-06-16 Topo da página
Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Não existem comentários a este artigo

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'