Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  O que é uma alcachofra?

Alcachofra- planta hortense cuja volumosa inflorescência fornece, antes de se abrir, um receptáculo comestível, como a base das brácteas.

No dicionário, uma alcachofra é isto.

Mas, para nós, uma alcachofra não é bem isto, ou melhor, não é principalmente isto; nem tão pouco se tem usado para fins culinários (comer uma flor cheia de picos?! Modernices!).

Para nós, a alcachofra lembra as noites de véspera dos santos populares, fogueiras de alecrim semeadas pelas ruas da terra, perto das portas abertas que deixam entrar o fumo perfumado, e todos a saltar a fogueira, em festa.

Reuníamo-nos à tarde e íamos monte acima, mato adentro, armados de saco de sarapilheira e foice. Era divertido ir ao alecrim.

As alcachofras já eram mais complicadas de encontrar, mas indispensáveis... em idade de amores avassaladores, cabia-lhes o papel visionário de definir o futuro de uma paixão... uma outra versão de malmequer.

Paixão na alma, alcachofra na mão, íamos até à fogueira queimar a flor, e depois era aguardar até de manhã, e ver se a planta rebentava... se rebentasse, o futuro do romance estava assegurado!!

Fiquei preocupada (e constrangida) quando há dias falávamos destas boas recordações e uma menina de cerca de 11 anos nos perguntou: “O que é uma alcachofra?”

Não se têm festejado os santos populares em Alvega? É como deixar acabar as marchas populares e sardinhadas em Lisboa, na véspera de Santo António.

E não custa nada, ao preço a que estão as cabeças de fósforo...

Rute, uma alcachofra é isto, e espero que possas disfrutar destes momentos como nós há não tanto tempo como isso, fazíamos.

FC  —  2003-06-06 Topo da página
Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Não existem comentários a este artigo

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'