Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  Associativismo...

“Trata-se de um movimento no qual as pessoas se agrupam em torno de interesses comuns, constituindo Associações, entidades com personalidade jurídica e com objectivos de entreajuda e cooperação.”

“É a sua capacidade de cooperação desinteressada que garante o desenvolvimento da associação e a prossecução dos seus fins.”

“É fundamental a existência de um forte espirito de equipa e o desejo de construir uma obra em cooperação, sem protagonismos individuais.”



Muitas outras definições se conseguiriam encontrar em qualquer manual de “Associativismo para principiantes” que contêm as linhas condutoras do associativismo jurídico e que são absolutamente correctas.
Se tudo está definido basta seguir os objectivos traçados. Parece simples e seria se não houvesse uma procura incessante de protagonismo por parte daqueles que não compreendem que este não se conquista e que é um reconhecimento por parte de terceiros, que poderá eventualmente nunca existir. Os que têm capacidade para trabalhar com este conceito que se ajudem, os outros, façam o favor de sair.

Não tenho dúvidas que o grupo de pessoas que mais se empenha numa associação será a comissão instaladora, são indivíduos que partem do zero, sem certezas, mas com objectivo muito forte. As direcções vindouras são uma espécie de “roleta russa”, duas boas, uma má ou vice-versa. O que acontece por vezes é a falta de sensibilidade ao trabalho feito, em compreender o contexto das opções tomadas no passado e que leva a tomadas de posição no presente que chocam sócios e população em geral.

A realidade mostra que cada vez mais os dirigentes associativos estão a aderir a um mercantilismo tal que está a levar a essência do associativismo a um colapso total e ao surgimento de micro empresas. Micro empresas financiadas por subsídios estatais e por “pequeninas extorsões” à população associada ou não. Devemos reflectir sobre esta tendência e tentar compreender se será com esta ideologia que garantimos “o desenvolvimento da associação e a prossecução dos seus fins”.

Sérgio Catarino  —  2003-09-17 Topo da página
Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Último comentário
Ver todos os comentários Todos os comentários


associativismo
Acho este artigo extremamente actual e de grande clarividência.
Toda a minha vida fui voluntário em clubes
ou associações, por isso entendo e partilho totalmente da opinião do Sergio.
Parabens!
Joaquim Manuel Ventura Batista

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'