Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  0 desafio de 2004

O ano de 2003 já lá vai. Ano de má memória para muitos, de crise e contenção provocada por uma necessária correcção na economia portuguesa e pela crise económica na Europa e um pouco por todo o mundo. Foi também um ano de incertezas globais, com a expectativa da segunda guerra no Iraque e com o espectro com terrorismo internacional.

2003 foi ano de depressão social, com o habitual pessimismo dos portugueses acentuado por escândalos como o da Casa Pia e as demissões no governo, por motivos mais ou menos graves e obscuros. Com o intuito de equilibrar as contas públicas, tornar mais transparente a máquina do estado e acabar com o facilitismo, os casos que envolveram membros do governo não contribuíram para a confiança da generalidade dos portugueses.

No entanto, 2004 será ano de leve retoma, a confiança dos agentes económicos está a evoluir favoravelmente e isso irá reflectir-se na economia.

Mas o ano que já aí está é um ano de desafios. O mais importante é já daqui a uns meses e será a montra do nosso país para o mundo neste verão. Depois de polémicas, atrasos e derrapagens financeiras tudo está mais ou menos pronto e todos desejamos que o Euro2004 seja um enorme sucesso. Se ao nível desportivo não esperamos grandes resultados, já no plano económico as expectativas são elevadas. Também dependerá de todos nós o sucesso desta iniciativa, recebendo o melhor que sabemos os milhões de visitantes que certamente invadirão o nosso país.

Em 2004 o clube europeu passará a contar com 25 membros. Alguns deles á partida já mais bem preparados que nós no plano de formação profissional e académica. A concorrência com o nosso país não será apenas ao nível do investimento estrangeiro, mas também na luta pelos apoios comunitários que ainda nos restam. Mas é também um enorme mercado de milhões de consumidores que se abre e como tal uma enorme quantidade de oportunidades.

2004 será concerteza um ano melhor, cheio de desafios e oportunidades e como tal teremos necessariamente de encarar o futuro com a cabeça erguida, sob pena que perdermos definitivamente o comboio europeu e hipotecarmos o nosso futuro como povo com oito séculos de história.

majoralvega  —  2004-01-09 Topo da página
Estátua do Adamastor em Lisboa

Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Não existem comentários a este artigo

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'