Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  Ora bolas!

Aí está mais uma edição do Festival de Gastronomia de Alvega, nome pomposo que sucedeu á antiga e popular Feira de Gastronomia. Infelizmente o nome esconde o impossível de esconder: longe vão os dias de glória do que poderia ser o mais importante evento da freguesia. E digo “podia”, porque já não é. A verdade é que o Festival de Gastronomia tornou-se apenas mais uma festa de verão, como a festa da Casa Branca ou as festas de Agosto e deixou de ser um evento que atrai multidões de todo o concelho e arredores.

E é fácil de explicar porquê. Este ano o programa saiu meia dúzia de dias antes. Se há três anos foi fácil explicar o atraso devido á tardia tomada de posse do executivo da junta, agora não existe uma explicação lógica para além da falta de capacidade de planeamento e falta de organização. Como todos sabem, hoje em dia, o marketing é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa, e marketing é algo de que aparentemente não se ouviu falar neste executivo.

Outra razão para a falta de interesse que o evento desperta actualmente prende-se com o programa em si. Basicamente a animação é inexistente, com uma mão-cheia de grupos tradicionais que dificilmente fazem alguém saír de casa, ainda para mais com a carreira da selecção a apaixonar o país. O Festival de Bandas Filarmónicas continua a ser uma saudável excepção, pela juventude que trás a Alvega. Anunciar no programa que a festa termina ás 23h30, também não ajuda...

Depois há algo que me intriga. Se o Festival tem Alvega no nome, porque diabo o dia de Alvega não é a abrir ou a encerrar o certame? Seria concerteza um ponto alto da festa se não calhasse a meio da semana. Compreendo que a Feira de Gastronomia é hoje pouco mais que uma forma de as associações angariarem fundos, mas tal não deveria “empurrar” a sede para o meio da semana em nome de uma “igualdade” ditada por um sorteio e em nome de algumas associações que pouco mais são que virtuais. Não faz sentido meus senhores.

O que me leva a uma última consideração. Numa freguesia com a mesma cor política da presidencia do concelho, não seria de esperar uma colaboração institucional, que evitasse a sobreposição de eventos semelhantes? Então porque continua a Feira da Doçaria a coincidir com o Festival de Fastronomia de Alvega? que não trata apenas de doces e como tal, é uma forte concorrência, até porque é melhor organizada e divulgada.

A verdade é que este é mais um reflexo da inactividade e passividade de mais um executivo da Junta de Freguesia de Alvega, a juntar a tantos outros, como a revisão do PDM, o encerramento das escolas ou a questão do saneamento básico. É preciso coragem e por vezes um bom murro na mesa para levar um projecto, uma ideia avante. E das duas uma, ou não existe coragem ou não existem projectos ou ideias. E não me venham com a desculpa que não temos dimensão. Olhem para a nossa vizinha Concavada e envergonhem-se.

majoralvega  —  2004-06-29 Topo da página
 

Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Não existem comentários a este artigo

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'