Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  Remodelação da Praça da República

A visão das coisas a partir da base da montanha é sempre curta, mas se formos até ao cume avista-se por vezes uma paisagem deslumbrante. Não quero com isto dizer que as pessoas de Alvega estejam todas na sua base, mas acontece que só alguns a conseguem subir, por um ou outro motivo.

Concordo plenamente com o projecto agora apresentado. Tem “alma”, está virado para o futuro e não vai esquecer o passado ao homenagear figuras que a população entender merecerem tal Honra, no entanto é bom que se faça um amplo debate sobre este assunto para que não se cometa algum erro irreparável em relação, pelo menos, àqueles que a lei da morte libertou. -como dizia o poeta-.

Esta Praça tem para mim algo de sentimental por dois motivos – primeiro, quando criança e na época da feira anual aqui assistia á montagem do carrossel onde sonhava poder cavalgar no dorso duma girafa em grande velocidade, também nas barracas de pano podia olhar os brinquedos de madeira feitos por mãos habilidosas – segundo, foi aqui que o meu Pai e a sua geração se divertiram e fizeram divertir os seus concidadãos.

Havia também um coreto mais pequeno que o actual, mas tinha uma particularidade interessante, o seu piso térreo servia não só de arrecadação mas também de prisão…nessa época havia uma autoridade policial chamada de regedor, excelente pessoa por acaso, e quando por aqui aparecia algum cidadão menos bem comportado logo o avisava …vais para o coreto, vais!!!

Mas voltando ao projecto…Se aqui estivesse implantado um coreto muito antigo com um estilo definido, bem proporcionado como há tantos, alguns autenticas obras de arte em ferro forjado, nunca deveria ser demolido mas antes acarinhado e conservado.

O actual deverá desaparecer, é uma peça sem memória desproporcionada e sem qualquer estilo, no entanto não devemos esquecer os cidadãos de boa vontade que o ergueram, pois com certeza que o fizeram com a melhor das intenções.

É importante, na minha opinião, que este projecto seja concretizado e não politizado, para bem da população e também daqueles que visitam esta acolhedora terra, as gerações vindouras agradecerão.

Faço votos para aqueles que ainda tenham força e vontade, subam ao cimo da montanha, deixando pelo caminho a rotina mãe da mediocridade, e lá bem do alto vislumbrem um futuro de bem-estar e de progresso.
Alvega merece!

Ventura Batista  —  2005-01-20 Topo da página
Vista da praça a partir do parque infantil. O projecto de remodelação prevê o desaparecimento da rua da fonte, na imagem.

Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Último comentário
Ver todos os comentários Todos os comentários


A vista de cima ao alcance de todos
"A visão das coisas a partir da base da montanha é sempre curta, mas se formos até ao cume avista-se por vezes uma paisagem deslumbrante. Não quero com isto dizer que as pessoas de Alvega estejam todas na sua base, mas acontece que só alguns a conseguem subir, por um ou outro motivo."
Os meus parabéns por esta frase que assenta tão bem a "alguns" alveguenses.
Seria sensato relembrar que o nosso país está a passar uma grave crise como de todos é conhecido, nomeadamente a câmara de Abrantes tem uma enorme dívida!!!!!
Será que não existe um profissional competente capaz de realizar um prévio estudo sobre a vontade da população alveguense não descurando que qualquer projecto a apresentar teria de se realizar com o menor custo possível!!!!!
Seria também de relembrar que destruir um coreto, comprar e reconstruir um edifício para garantir há nossa banda uma nova sede, contribui para o endividamento já tão grande da nossa câmara e um acréscimo do endividamento do estado.
No meu entender um verdadeiro cidadão alveguense capaz de “subir á montanha” como por si citado pensaria na globalidade de todos os problemas, porque se no nosso Portugal todos pensassem de igual modo teríamos um país bem diferente, talvez teríamos investimentos BEM REALIZADOS.
Já não falo na minha indignação perante as prioridades dos projectos a realizar, porque a freguesia de Alvega na grande maioria AINDA NÃO TEM saneamento básico, como é conhecido de todos é muito importante para a saúde pública!!!! Para não falar na falta de separadores do lixo tão importante para viabilizar a reciclagem e contribuir para o meio ambiente, a criação de um lar para os nossos idosos prestando serviços tanto de noite como de dia, ou pensa que o mini centro de dia com grandes faltas, chega a todos os nossos idosos………., não vale a pena citar mais senão teria de escrever folhas e folhas…..
Tudo tem o seu lugar para se reconstruir, melhorar e avançar no tempo, mas devemos ter sempre em conta as verdadeiras necessidades de um povo, para que desta forma termos sim uma montanha em que todos possam escalar ao mesmo tempo.


Anita

anita nunes

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'