Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  Dê cá um beijinho!

Campanha eleitoral…. Canetas, aventais, calendários… e beijinhos a saldo!

Já se passaram quatro anos desde as últimas eleições autárquicas… e em Alvega não se passou nada, só o tempo.

A freguesia ficou para trás em relação às suas vizinhas, a Feira da Gastronomia está a agonizar, a feira anual foi este ano uma sombra ainda mais acentuada daquilo que tem sido até aqui (até a resistente barraquinha dos plásticos se ressentiu este ano… mau sinal!), a terra está descaracterizada.

Lá está ela a olhar para o passado, em vez de olhar para o presente e para o futuro, dir-me-ão.

No entanto, não é bem assim. Há 4 anos atrás, não votei na lista que afinal “ganhou” a Junta de Freguesia de Alvega (JFA); todavia, e embora não fosse esta a minha escolha, criei algumas expectativas, porque:

-a média de idades era mais baixa que a das equipas anteriores, o que prometia um maior dinamismo

-a experiência de vida dos ganhadores também era mais alargada, nomeadamente a nível profissional, o que fazia prever uma gestão com horizontes mais abrangentes

-o empenho associativo demonstrado até aí, pelo cabeça de lista especialmente, levava a presumir que o mesmo comportamento acontecesse na JFA.

E assim esta lista (que se propôs tardiamente e sob o espanto de muitos) “ganhou” a JFA.

Foi uma gestão sofrida… em que pareciam ser sempre os últimos a saber o que se passava com a Carta Escolar, e os mais impotentes, em que nunca se ouviu falar de PDM nem de Saneamento Básico, em que Alvega praticamente não constou de meios de comunicação nem das actas da Câmara Municipal, ao contrário das suas congéneres, em que mantiveram uma atitude conivente com as situações mais ou menos abusivas que se passam ao nível da assistência médica na freguesia, em que a simples resposta às solicitações que lhes eram apresentadas não mereceu atenção.

Trata-se de uma lista PS. DIZEM que em Alvega ganhará sempre o PS, porque as pessoas votam no símbolo e não no “resto”.

Tenho para mim que hoje em dia, na aplicação prática das ideologias, os partidos são todos iguais – venha a mim e aos meus amigos, e vamos pôr em prática medidas mais ou menos caprichosas, exigindo rigor (aos outros!).

Hoje, talvez mais que nunca, o cartão de militante de um partido serve de trampolim, de via verde… já me foi várias vezes aconselhado nesse sentido. Tricas!

Mas voltemos a Alvega. O que moveu aquela lista ganhadora a concorrer há 4 anos atrás? Não se consegue decifrar, olhando para o seu desempenho. Alguma questão limiana, como aquela que se identificou há pouco em Fontes?

Falta de empenho, conformismo, inércia. E não falta de dinheiro. Desmazelo, desinteresse, autismo, desprezo.

E para ilustrar estas palavras tão deselegantes bastam, para além da ausência de grandes obras e de grandes acções, as duas imagens que aqui se apresentam:

- a placa de entrada em Alvega está PODRE e estava-o há já 4 anos - é esta a primeira imagem que damos a quem nos visita ou por nós passa. Decerto não foi substituída por falta de verba, que estas placas ainda custam uns euros.

- a fonte da Praça da República, a principal praça da freguesia, tem também há já vários anos uns lindos autocolantes prateados e dourados a adorná-la. Foram colocados numa das festas da terra, e dada a sua beleza e enquadramento, foram deixados ali. É possível que esteja também em causa a inexistência de uma escada que possibilite chegar aos ditos e arrancá-los.

Porque estou eu a falar tanto no passado?

Porque, apesar de tudo isto, os senhores Presidente e Secretário aparecem agora em 5º e 6º lugares da lista do PS. Como é isto possível? Estão a prometer-nos mais 4 anos de atraso, de pântano?

Ou estão a querer convencer-nos que vão agora fazer aquilo para que se estiveram a marimbar durante estes LONGOS 4 anos?

Reservo-me actualmente o direito de não acreditar em nada do que dizem os políticos e aqueles que têm aspirações a tal – tricas! Gato escaldado…

Que ganhe o melhor para Alvega… eu vou guardar os panfletos eleitorais, só por curiosidade.

Fátima Castanho  —  2005-10-05 Topo da página
Benvido a Alvega!

Património- autocolantes com interesse histórico

Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Não existem comentários a este artigo

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'