Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Postas&Pescada
  Alvega - comunidade viva e lugar de encontro

Por razões profissionais, em determinada altura tive de me afastar fisicamente de Alvega e na distância, imaginei que Alvega futuramente não iria representar mais que um lugar idílico na memória. A tendência era o seu desaparecimento, como muitas freguesias do interior de Portugal. Mas enganei-me. Alvega continua a ser uma comunidade viva e um local de encontro.

Quem ficou mais afastado e chega de novo, verifica que a chama mobilizadora que leva todos aqueles a trabalhar em prol da comunidade, continua acesa. É algo de notável e que deve ser acarinhado por todos. Sejam os projectos da música ou do futebol, o importante é que não morrem e o espírito associativo e de comunidade continuam vivos e activos.

Segundo as previsões da OCDE, dentro de algumas décadas dois terços da população mundial não vai ter emprego ou ocupação laboral e num mundo de crescente globalização, as comunidades locais representam uma das ligações do homem à sociedade. A qualidade de vida também é partilharmos e implicarmos na vida comunitária. Em países como a França e a Alemanha a redução do horário de trabalho semanal, para manutenção dos postos de trabalho é uma realidade, contudo a maioria das pessoas não estava preparada para ter dois ou mais dias úteis livres por semana. Criou-se novos desafios à sociedade: Como ocupar o tempo? Hoje em dia preocupamo-nos em ter um emprego, futuramente emprego na forma que conhecemos poderá desaparecer. A nossa preocupação poderá ser “em podemos ajudar para melhorar a nossa comunidade em que vivemos”.

No que podemos ajudar, bem como o tempo e o lugar onde nos encontramos dependem de cada um. É fácil encontrarmo-nos a Alvega das memórias, contudo a “Alvega – hoje” acontece a cada momento.

Actualmente, Alvega, mais que uma freguesia no centro de Portugal, representa uma comunidade de gentes e de tradições que importa preservar. Um património colectivo que conta com a colaboração de todos.

Frederico Nunes  —  2005-12-31 Topo da página
Alvega - Rua Principal EN 1 - Mai/2004

Todos os artigos de Postas&Pescada
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

A seccão Postas&Pescada é um espaço aberto á participação de todos e não representa necessariamente a opinião dos autores do alvega.info, sendo a responsabilidade dos textos aqui publicados unicamente dos respectivos autores.

Se quiser participar e partilhar a sua opinião com os leitores do alvega.info, poderá enviar os seus textos para o endereço de e-mail: postas@alvega.info.

Os autores do alvega.info reservam-se o direito de não publicar na íntegra os textos enviados.

 Comentar artigo  

Não existem comentários a este artigo

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'