Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Notícias
  Autarquias promovem concurso para valorizar rio Tejo como destino turístico

A organização quer "criar uma identidade em torno do rio" e "contribuir para um maior desenvolvimento de toda a região".

Quatro municípios da região do Médio Tejo apresentam hoje um concurso de ideias para promover e valorizar as margens do rio como destino de turístico e de lazer para todo o país.

"Esperamos que o concurso consiga aprofundar a relação desta região com o Tejo", mas também que a região seja "uma referência" na "área do lazer e do turismo activo e de aventura", afirmou Miguel Pombeiro, presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, que hoje acolhe a apresentação do concurso de ideias.

Nos últimos anos, a região tem assistido a vários investimentos públicos e privados, na ordem dos 34 milhões de euros, no âmbito do pacote de apoios comunitários Valtejo, mas agora é necessário "trabalhar cada vez mais a intermunicipalidade" de modo a "ganhar escala" na oferta turística e de lazer da região.

Nesse sentido, o concurso de ideias pretende uniformizar a imagem comum dos vários projectos, como o Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, o Açude Insuflável de Abrantes, o Castelo de Almourol ou o Centro Náutico de Constância.

No projecto estão envolvidos os municípios de Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca e existe a possibilidade de criar vias para permitir uma melhor fruição das margens do rio para os visitantes.

De acordo com a organização do concurso internacional, o objectivo é "promover a concepção de um projecto de intervenção numa extensão de 24 quilómetros nas margens do Tejo, delimitada pelo açude insuflável de Abrantes a norte e pelo parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha a sul".

A organização quer "criar uma identidade em torno do rio" e "contribuir para um maior desenvolvimento de toda a região" através da qualificação da sua imagem no exterior.

As propostas do concurso poderão ser depois concretizadas em projectos de intervenção a candidatar no âmbito do próximo pacote de apoios comunitários, pelo que a organização conta com o apoio de várias associações locais de desenvolvimento e da secção regional da Ordem dos Arquitectos.

No júri, vão estar os arquitectos Gonçalo Byrne, Luís Moreno Mansilla, Manuel Aires Mateus e João Ferreira Nunes, numa lista que conta ainda com representantes dos poderes públicos, das autarquias e das associações locais.

Lusa  —  2006-11-06 Topo da página
No projecto estão envolvidos os municípios de Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca e existe a possibilidade de criar vias para permitir uma melhor fruição das margens do rio para os visitantes

Todos os artigos de Notícias
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'