Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Curiosidades
  A cegonha

O símbolo do alvega.info é a cegonha. Poderia ser um peixe, um pescador, um barco, ou outro símbolo característico da região. No entanto escolhemos a cegonha por também ela fazer parte da nossa paisagem, sempre a observar a paisagem a partir da altitude dos seus ninhos.

A Cegonha branca, é uma ave que dispensa apresentações. Passa, em geral o Inverno em África realizando migrações em grandes bandos, por vezes milhares de individuos.

Sendo um animal monogâmico, a cegonha branca sofreu de 1970 a 1990 grandes regressões nas suas populações Europeias, devido a inúmeros factores, como o desaparecimento de árvores altas onde construia os seus ninhos ou destruição dos campos onde se alimentava, com o fim de transforma-los em terrenos agrícolas.

Actualmente as populações estão a recuperar, nomeadamente em Portugal, onde estão estimados actualmente cerca de 3300 casais. Grande parte da população portuguesa encontra-se no distrito de Beja, onde ocorrem cerca de 1000 casais.

Também na zona de Alvega a população de cegonhas está a aumentar consideravelmente. Num esforço assinalável, foram colocados inúmeros suportes para ninhos e protecções em postes de transporte de energia eléctrica de alta-tensão. Ao mesmo tempo que aumentou a população pela construção de ninhos artificiais, a morte por electrocução diminiu também devido às protecções instaladas, esta que era uma das principais causas de morte entre as cegonhas.

Dados

Comprimento: 95 - 105 cm
Habitat: pântanos, pastagens, cidades
Voo: voa alto em círculos
Ninho: grande plataforma em árvores, edifícios, torres
Ovos: 3-5; brancos
Incubação: 29-30 dias
Postura: 1; Março-Maio
Alimentação: anfíbios, insectos, mamíferos

JPM  —  2002-06-27 Topo da página
Todos os artigos de Curiosidades
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'