Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Curiosidades
  Aproveitamento Hidroagrícola de Alvega

Localização e área beneficiada:
Esta Obra, construída nos anos de 1935 a 1939, situa-se na margem esquerda do rio Tejo, a jusante da barragem de Belver, na freguesia de Alvega, concelho de Abrantes, no distrito de Santarém. Abrangia inicialmente uma área beneficiada de 355 hectares e, mais tarde, por exclusão de 21,2 hectares correspondentes ao leito antigo do rio Tejo, passou para 333,8 hectares.

Exploração da Obra:
Em 1939 iniciou-se a exploração e conservação da Obra a cargo da Junta Autónoma das Obras de Hidráulica Agrícola e, em 1949 foi transferida para a Associação de Regantes e Beneficiários de Alvega, com sede em Alvega, criada para o efeito por Alvará de 10 de Dezembro de 1941.

O número de beneficiários deste aproveitamento hidroagrícola varia de ano para ano, tendo-se apurado 395, em 1998.

Solos:
Na área abrangida por este aproveitamento hidroagrícola predominam os Aluviossolos Antigos Não Calcários de textura ligeira (Atl), Aluviossolos Antigos Não Calcários de textura mediana (At), Aluviossolos Modernos Não Calcários de textura ligeira, fase pedregosa (Al(p)) e Aluviossolos Modernos Não Calcários de textura ligeira, fase inundável (Al(i)).

Fontes de abastecimento de água:
A água para a rega é captada no rio Tejo através de uma estação elevatória, instalada num local a jusante da barragem de Belver, com as seguintes características:


  • Caudal máximo a elevar: 1200 l/s

  • Altura da elevação: 28,5 m

  • Potência dos motores: 258cv

  • Número de unidades: 3


Rede de rega:
A distribuição da água para a rega é efectuada por uma rede com um desenvolvimento total de 25.955 metros, dos quais 7.854 metros constituem a rede primária e 18.101 metros a rede secundária.

Localização na Carta de Portugal:
Este aproveitamento hidroagrícola encontra-se localizado na Carta de Portugal na folha 332 na escala 1:25 000 e na folha 28C na escala 1:50 000.

Evolução das culturas e áreas regadas:
As principais culturas regadas neste aproveitamento hidroagrícola são o milho, as hortícolas, os pomares (na sua maioria cultivados em consociação com o milho e feijão) e o girassol, cuja evolução desde 1994 pode ser visualizada no gráfico ao lado.

Na área abrangida pelo perímetro de rega de Alvega encontram-se em alguns prédios beneficiados muitas oliveiras dispersas. Em 1983 foram regados, com água bombada dos canais da Obra, 12 hectares localizados fora da área do perímetro de rega.

Mais informações com gráficos e dados detalhados na página respectiva do site do Ministério da Agricultura

A nossa galeria de imagens da estação elevatória

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica  —  2003-01-06 Topo da página
Todos os artigos de Curiosidades
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'