Índice
 Caracterização
História
Postas&Pescada
Gastronomia
Cantinho do leitor
 Notícias

 Subscreva a newsletter 
 Acesso ao alvegamail 
 info@alvega.info  
   
     
   Curiosidades
  A lenda de S. Martinho e os Magustos

Conta a lenda que Martinho, um soldado romano fazia rondas diárias na cidade para assegurar a ordem pública.

Num dia 11 de Novembro, chuvoso e frio, como habitualmente, saiu e deparou-se com um pobre e velho mendigo que lhe estendeu a mão a pedir esmola. Como no momento, nada tinha para oferecer, tirou a capa que tinha sobre os ombros e com um rasgo de espada partiu-a ao meio, cobrindo com metade o corpo enregelado do pobre mendigo, seguindo depois o seu caminho.

Não ia ainda muito longe, quando de repente a chuva parou e do céu irromperam quentes raios de sol, permitindo que o soldado, agora menos agasalhado não tivesse frio. Foi este acontecimento entendido como um milagre que se operou pela generosidade de Martinho que viria a ser convertido em Santo e a quem ainda hoje as pessoas recordam,quando em Novembro aparece um pouco de sol e comummente se diz ser o “Verão de S.Martinho”.

É também no dia 11 de Novembro que um pouco por todo lado, em casa ou no meio dos montes entre árvores e penedos raiados de sol se juntam os amigos, se acende uma fogueira e se lança um punhado de castanhas para o meio do fogo, juntam-se ainda umas tiras de carne de porco e um pouco de jeropiga ou vinho e estão reunidas as condições para se dar inicio à festa do Magusto.

São os miúdos em idade escolar e gentes de mais idade que fazem do dia, um dia diferente. Para as crianças é a ânsia de mais umas brincadeiras em que substituem o papel e a caneta por um pedaço de carvão, não para escrever ou pintar mas para “enfarruscar” a cara dos colegas, cada um tentando que a outra fique mais negra do que a sua. É a alegre convivência reunida numa tarde à volta da fogueira em que ainda há tempo para proferir umas quadras alusivas ao fruto rei do dia – a castanha – e ao S. Martinho. Já as gentes de mais idade, não dispensando também as brincadeiras aproveitam para acompanhar a castanha chamuscada com um pouco de jeropiga e fazem ainda a prova vinho, que como diz a sabedoria popular, “ No dia de S. Martinho assam-se as castanhas e prova-se o vinho”!

 —  2004-11-12 Topo da página
 

Todos os artigos de Curiosidades
Imprimir artigo
Recomendar artigo

 

 
 
Contactos úteis  
Imagens da região  
Roteiro turístico 
Dossiers da Região 
Curiosidades 
Meteorologia 

O TEMPO
Estado do tempo na região de Alvega
20°
Muito nublado
 

© 2002, 2017 - alvega.info

O projecto alvega.info

Access denied for user 'abrantes'@'%' to database 'alvega'